quarta-feira, 30 de março de 2011

GALERIA 111 - Lisboa

Até 16 de Abril está patente a exposição individual, STUDIES IN RED | the century flows silently through the rocks de Pedro A.H.Paixão. A série de estudos a encarnado presentes nesta exposição é a segunda série de um amplo ciclo gráfico sobre papel iniciado em 2007. Em cada um destes ciclos o artista tem vindo a desenvolver espaços de desenho onde trabalha problemas plásticos e algumas questões nucleares do seu trabalho artístico, complementares do seu trabalho de investigação teórico: a materialidade dos fantasmas, a qualidade das superfícies que os acolhem-expõem ou as subjectividades nas quais esses podem ser sentidos e pensados; mas, sobretudo, neste ciclo em específico, é desenvolvido um trabalho que indicia a densidade que atravessa, revela e dissolve a separação entre os seres e as coisas, aquilo a que chama transparência. No interior deste amplo ciclo gráfico (ainda no início e agora na segunda série) são trabalhadas, entre outras, as seguintes referências ou temas: os exercícios de meditação (ou espirituais) antigos e medievais realizados na produção de imagens; a paisagem e suas diversas técnicas de representação ocidental e extremo-oriental (Chinesa, Japonesa e Coreana); objectos e iconografia árabes e cristãos na história da Península Ibérica entre os séculos XII e XIII; o trabalho de incisão base em zinco na técnica da gravura do Norte da Europa no século XV; a construção do tapete medioriental; a ave de rapina nocturna; o auto-retrato e retrato de personagens históricas ou anónimas; a obra do artista americano Bruce Nauman, em especial a instalação de 1987 Clown Torture; a documentação de datas e acontecimentos históricos e actuais no desenho geopolitico entre a Europa, o Norte de África e o Médio Oriente.Cada desenho, ou micro-grupo de desenhos desenvolve um ou alguns destes elementos e exige, em si, o desenvolvimento de uma técnica específica. Esses não são meras imagens, mas objectos (papéis) que resultam de uma performance e nos quais é fundamental a duração e a materialidade que se fixam no papel, para lá das figuras gravadas. A série de trabalhos aqui apresentada desenvolve diferentes destas técnicas com o uso exclusivo do lápis de cor. Fundamental é o facto que todos os desenhos são realizados com a ponta do lápis - mais ou menos afiado, ou seja, não há esfumaturas mas um trabalho meticuloso e moroso (com dias ou semanas de trabalho) capaz de criar as diversas densidades, velaturas e planos.
Galeria 111 | Campo Grande, 113 | Rua Dr. João Soares, 58 | Lisboa | Terça a Sábado das 10h às 19h | www.111.pt

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