terça-feira, 10 de janeiro de 2012

102-100 Galeria de Arte - Castelo Branco

Até 17 de Março está patente a exposição de desenho e fotografia de Gabriela Albergaria, intitulada, Wand. Gabriela Albergaria desenvolveu os presentes trabalhos na disciplina do desenho. São obras de arte realizadas no contexto de uma vivência na Inglaterra (2009/2010) e nos E.U.A. (2011) Obras que exploram a condição primordial do Homem, a sua relação com a Natureza e a dimensão cultural e histórica da vivência da natureza no momento.
Os desenhos de árvores, de jardins, de elementos da natureza geridos pelo Homem, pela civilização contemporânea são alvo de questionamento e exploração da artista. A relação do Homem com a natureza é um elemento fundamental da cultura e da civilização. Neste aspecto as criações de jardins, a criação de espaços verdes, a arquitectura paisagista são construções culturais determinantes no contexto civilizacional que Gabriela Albergaria procura entender e revelar. O contexto geográfico é um contexto histórico, onde a relação entre o Homem e a Natureza é sempre presente. A ética de trabalho de Gabriela Albergaria assenta nesta assumpção de modo consciente e empenhado, imergindo na cultura dos locais onde trabalha e vive. A sua ida para os E.U.A. influiu na sua produção. A estética dos seus desenhos, o predomínio da disciplina do desenho, é fruto dessa contextualização. A História Cultural, a História da Arte, a Estética e a técnica agrónoma são determinantes nestes desenhos de 2011 saídos da vivência, da investigação e da relação com a relação do Homem contemporâneo na sociedade norte-americana com os jardins e parques naturais, por outras palavras com a Natureza.
102-100 Galeria de Arte | Rua de Santa Maria, 100 | Castelo Branco | Terça a Sexta das 17h às 19h | Sábado das 10h30 às 13h e das 15h às 19h | www.102-100galeria.com

Sem comentários:

Enviar um comentário