sexta-feira, 2 de março de 2012

Casa das Histórias Paula Rego - Cascais


Até 24 de Junho estão patentes duas exposições:
Bruno Pacheco - Mar e Campo em três momentos 1 março a 8 abril - 13 abril a 13 maio - 18 maio a 24 junho
Exposição que inaugura um novo ciclo programático, de construção de espaços de autor, que permitam ver problematizadas e atualizadas algumas das questões disciplinares, temáticas ou narrativas, presentes na obra de Paula Rego. O projecto de Bruno Pacheco para a Casa das Histórias Paula Rego, constituído maioritariamente por pinturas figurativas de grandes dimensões, desenhos e objectos, desenvolve poderosas narrativas visuais que questionam os modelos de representação na arte contemporânea.
A marcação de três momentos no decurso da exposição do artista, pretende sinalizar a memória do desenvolvimento do seu projeto em três apresentações distintas, com temas e trabalhos diferenciados, mas reunidos pelo sentido unitário da exposição. Bruno Pacheco (n. 1974) foi escolhido para iniciar esta nova tipologia de exposições, por reunir um conjunto de condições de referência para este diálogo, sobretudo no trabalho que tem desenvolvido em Desenho e Pintura, entre Lisboa e Londres, onde vive e expõe regularmente. A exposição tem curadoria de Helena Freitas. Será feito o lançamento do catálogo da exposição, em data a anunciar.
Paula Rego - Mood/ Humor
Exposição concebida a partir do empréstimo da série de sete pinturas de Paula Rego intitulada Possession (2004), pertencente à colecção do museu de Serralves, inédita em Cascais e em Lisboa. A propósito do tema da histeria feminina, tratado especificamente neste conjunto de painéis e das suas possibilidades de expressão, a colecção da Fundação Paula Rego/Casa das Histórias Paula Rego será revisitada numa perspectiva de aproximação à representação e manifestação dos humores, estados emocionais e afectos, tão presentes na obra da artista. Delineado através de núcleos temáticos onde se abordam questões como as da representação das expressões humanas, dos estados alterados de consciência e percepção, da música enquanto suporte narrativo e espoleta de criação, o percurso integra também a pintura Jenufa, empréstimo de um coleccionador particular, obras emblemáticas da colecção, como as já conhecidas séries de pintura e gravura Óperas ou O Vinho e um conjunto de desenhos inéditos realizados pela artista num momento de descoberta e consolidação das suas pesquisas. A exposição tem curadoria de Ana Ruivo.
Legenda das imagens: Bruno Pacheco Meeting Point, 2011 | Paula Rego Possessão III (série Possessão), 2004 Col. Fundação de Serralves, Museu de Arte Contemporânea, Porto
Casa das Histórias Paula Rego | Av. República, 300 | Cascais | Todos os dias das 10h às 19h |www.casadashistoriaspaularego.com/pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário