sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

MUSEU DO NEOREALISMO - Vila Franca de Xira

Até 6 de Março está patente a exposição The return of the Real 13, intitulada O Povo reunido, jamais será – representações gráficas de Carla Filipe. Há dez anos que Carla Filipe (Aveiro, 1973) produz arte como resultado de um envolvimento directo com o contexto da sua exibição. As exposições desta artista não assentam na apresentação de um conjunto de obras preconcebidas e depois adaptadas ao white cube da galeria, mas no exercício dialogante entre conceitos e práticas processuais que a conduzem a um determinado resultado. O sentido site-specific das suas propostas artísticas converte cada exposição num cenário aberto às circunstâncias e ao seu potencial crítico, acentuando sobretudo uma leitura política e social dos objectos de arte, dos espaços e da sua relação com a cultura e a geografia locais.
Desse modo, Carla Filipe realiza no Museu do Neo-Realismo O Povo reunido, jamais será – representações gráficas (2009-10), exposição onde se cruza o grafismo de cartazes reivindicativos com a atmosfera contestatária das colectividades locais de meados do século XX, sem palavras, recorrendo apenas a cores e formas que se insinuam enquanto memória de um gesto de protesto que hoje se dissemina por outros meios de contacto informacional, como as redes sociais, os blogs e a lógica de actuação promovida por uma internet cada vez mais omnipresente. Por outro lado, podemos ver como o mítico barco varino vila-franquense Liberdade (o original), levou Carla Filipe a assumir uma posição de partilha de valores com essa memória, recorrendo a elementos documentais recentemente doados ao Museu. Entre a etnografia e os modelos gráficos de algumas palavras de ordem, Carla Filipe trabalha aqui um registo crítico que concilia eficazmente a arte e a documentalidade do real.
Haverá no dia 5 de Fevereiro às 16h00 no Auditório do Museu a sessão Encontros com artistas e escritores com a presença da artista plástica Carla Filipe no âmbito da exposição.
MUSEU DO NEOREALISMO | Rua Alves Redol, 45 | Vila Franca de Xira | 3ª a 6ª feira: 10 h – 19 h | Sábados: 12 h – 19 h | Domingos: 11h – 18 h | Encerra aos Feriados | www.museudoneorealismo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário