domingo, 6 de fevereiro de 2011

CULTURGEST - Porto

Até 23 de Abril está a decorrer a exposição O modo como não foi (Celebrando dez anos de castillo/corrales, Paris). Quando é que um espaço de arte independente sente que já tem idade para reviver a sua própria história sob a forma de uma exposição retrospectiva? Quando é que chega o momento de se considerar que as suas actividades merecem ser registadas numa publicação historicizante? 
A resposta é dez anos. Essa parece ser a convenção a aplicar neste caso. Dez anos já permitem distinguir as provas dadas de uma ideia de auto-enal-tecimento. Dez anos. Vamos então celebrar o décimo aniversário de castillo/corrales.
O modo como não foi questiona o inevitável estabelecimento de uma organização outrora considerada alternativa. Aborda a ilusão de coerência que um empreendimento deste tipo, realizado dia-a-dia, frequentemente ganha num olhar retrospectivo, e também a importância exagerada que uma pequena estrutura localizada pode assumir quando vista à distância. Celebrar em Portugal os dez anos de tentativas de castillo/corrales significa mostrar mais do que realmente aconteceu. O modo como não foi retoma exposições e projectos que foram apresentados na galeria de 29 m2 em Paris, mas também incide noutros que não chegaram realmente a existir. Alguns foram apenas discutidos e logo adiados. Para outros, não era simplesmente o momento certo.
Dez anos: 2000-2010, um relato da arte, da sociedade e do estado de espírito desta década, vistos através da vida e dos momentos, dos actos e das palavras, dos altos e baixos de um espaço de arte independente em Paris.
 Vamos então celebrar dez anos de actividades de castillo/corrales.
Culturgest Porto — Galeria | Edifício Caixa Geral de Depósitos | Av. dos Aliados, 104 | Segunda a Sábado, das 10h00 às 18h00 (última admissão às 17h45) Encerra aos domingos e feriados | Entrada gratuita |
www.culturgest.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário