sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Fundação Carmona e Costa - Lisboa

Até 26 de Fevereiro está patente a exposição de desenhos, Tendas no Deserto de João Jacinto. Nesta exposição de auto-retratos, o tema da identidade surge duplamente: na especificidade do desenho - a sua materialidade e o que nela excede; e no obsessivo questionamento e procura do quem? que se retrata.
Diante destas obras-rostos, trabalhadas e retomadas pelo pintor ao longo de mais de uma década, sentimos a sua carnalidade, a sobreposição de camadas de cinzas e tintas de óleo, os sucessivos apagamentos e as rasuras que chegam a fender o papel. Uma condição de inacabamento, que é espelho da nossa própria subjectivação no tempo. Estes auto-retratos são forma de reconhecer esse perpétuo outrar-se. Um sair de si, uma evasão, uma excedência, que é reconhecimento desses outros que somos. E a disposição das obras no espaço expositivo manifesta essa estrutura da identidade como construção e singularidade múltipla - unidade ferida e inacabada. Assume o nomadismo que constitui quer a experência artística, quer a identidade pessoal. O eu, tal como a obra-de-arte, é sempre um abrigo provisório, não uma morada permanente. Por isso, Emmanuel Levinas definiu assim a essência nómada da arte e do rosto: Cabanes dans le désert. E o deserto, o desconhecido, a noite, não é apenas um lugar exterior. Olha-nos de dentro.

No âmbito desta exposição, decorrerá um ciclo de conversas em redor do tema “Auto-retrato e Identidade”, na literatura, na filosofia e na arte:

5 de Fevereiro às 17h00, “Auto-retrato, Auto-representação e Identidade” - Bruno Marchand é licenciado em Design de Comunicação e Mestre em Estudos Curatoriais pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa.É responsável pela actual programação do Chiado 8, Arte Contemporânea – projecto da Companhia Fidelidade Mundial com direcção artística da Culturgest (2009-2012).
26 de Fevereiro às 17h00, será projectado o filme: Relatório Confidencial, de Orson Welles (1955) com introdução de João Jacinto e o curadoria exposição Paulo Pires do Vale. Fundação Carmona e Costa | Edifício Soeiro Pereira Gomes (antigo Edifício da Bolsa Nova de Lisboa) | Rua Soeiro Pereira Gomes, Lte 1- 6.º A / C / D | Bairro do Rego - Bairro Santos | Lisboa | www.fundacaocarmonaecosta.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário