terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

CAROLINE PAGÈS GALLERY - Lisboa

A partir de 2 de Fevereiro a 19 de Março a galeria tem o prazer de apresentar a segunda exposição individual de Marta Moura (Lisboa, 1978). Exposição é composta por novos trabalhos sobre tela e papel que revelam por parte da artista a contínua exploração da pintura como meio para representar e questionar a omnipresença actual das imagens. Como ela própria afirma acerca do seu novo corpo de trabalho: “Os trabalhos apresentados em Exposição exploram diversas dimensões da relação entre Imagem e Pintura. Deslocações e transferências que ocorrem quer pela utilização da imagem enquanto modelo e referente para a pintura, quer pelo seu progressivo desvanecimento ou total anulação. Ao ser tornada pintura, representação da representação, a imagem fotográfica apresenta- se como vestígio de si própria. Transposta para a tela ou para o papel, a imagem é reinventada: cor, textura, enquadramento, dimensão, selecção, corte, fragmentação... a imagem assume uma nova materialização. Dando lugar a uma reinterpretação e procura, desconstruindo e descontextualizando a referência para de novo a reconstruir segundo uma nova vontade, uma nova reconfiguração... Nesse processo de deslocação ganha importância o momento em que a mancha ou traço se tornam imagem, onde se confunde e dilui com a tinta. A procura de instantes, mais ou menos visíveis, onde a matéria se converte em imagem ou a imagem se desvanece em mancha. Fracções condensadas, cristalizadas em cor e forma, que se confundem na ambiguidade da criação, dissolução e apagamento. Por outro lado, através da representação de suportes vazios desprovidos de imagem, são assim convocadas todas as potenciais imagens que servem como referência à pintura. Dosdiferentes meios e domínios do quotidiano: fotografias de jornais, revistas, livros, postais, rótulos de embalagens, publicidade, cinema, televisão, vídeo, fotografias pessoais... A aparente ausência torna-se presença e possibilidade imaginada.”
O seu trabalho encontra-se ainda incluído na colecção da Fundação PLMJ (Lisboa), da Fundação Ilídio Pinho (Porto), do Museu da Bienal de Cerveira, na colecção Safira e Luís Serpa e em colecções privadas em Portugal, França e Áustria.
Caroline Pagès Gallery | Rua Tenente Ferreira Durão, 12 – 1o Dto. |Campo de Ourique | Lisboa | 2a a Sábado das 15h às 20h e por marcação fora deste horário | www.carolinepages.com

Sem comentários:

Enviar um comentário