quarta-feira, 7 de abril de 2010

GALERIA SÃO MAMEDE - Lisboa

















Exposição de pintura de Carlos Carreiro, composta por 15 pinturas sobre tela, que estará patente até 18 de Maio. Nesta exposição de inspiração Pop, intitulada Consumo, Candidatos e Promessas, Carlos Carreiro representa múltiplas e divertidas cenas, aglomeradas em composições intensamente coloridas, plenas de fantasia e humor.

Nascido no ano de 1946, em Ponta Delgada, Açores, Carlos Carreiro foi professor da Faculdade de Belas Artes do Porto e um pintor representativo da “Nova Figuração Narrativa” que, em Portugal, adquire pertinente significado nas obras de artistas mais velhos como Joaquim Rodrigo, Álvaro Lapa, Paula Rego, Costa Pinheiro, René Bértholo entre outros.

Sobre a obra e o estilo de Carlos Carreiro, escreve Eurico Gonçalves: “(...) Entre a inspiração Pop e o deslumbramento de uma imagética pessoal, próxima da Poética do Maravilhoso, a Nova Figuração Narrativa do artista não só evoca fábulas e histórias de encantar, como é também arte de citação, que tanto abarca a moda e os mitos efémeros dos mass-media, como referência a cultura erudita, representada por obras modernas e antigas de museu.

Está representado em inúmeras colecções particulares institucionais e museus, assim como na Assembleia da República, em Lisboa, e na Assembleia Regional dos Açores, na Horta, onde realizou, na Sala do Plenário, um painel de pintura e projecto de tapetes.

Galeria São Mamede | R. da Escola Politécnica, 167 | Lisboa | www.saomamede.com

Sem comentários:

Enviar um comentário