quinta-feira, 1 de abril de 2010

GALERIA MÁRIO SEQUEIRA - Braga


Exposição individual de José María Yturralde. Uma profunda tensão, entre a tela enquanto intermediária instrumental e a busca de um discurso que transcende o trabalho de arte, está subjacente nas pinturas de Yturralde, embebido de um projecto com um significado ligado ao poético e ao sublime. Na sua série mais recente – Postludios – a cor e a forma são as personagens principais das pinturas. O artista joga com a cor e com o formato da tela, meditando sobre os elementos perenes da Arte: o espaço, o tempo, o vazio, o caos, elementos que, para Yturralde, são eternos. Nestas telas, o Artista reduziu o espaço e a cor à sua essência mais extrema, dotando os quadros com ressonâncias ainda mais silenciosas e profundas. São trabalhos carregados com um alto nível de espiritualidade, sentimento e emoção poética.

O trabalho de José Maria Yturralde tem obtido um grande reconhecimento. Em 1967, o Artista foi seleccionado para representar Espanha na IX Bienal de São Paulo, Brasil. Este ano, participará em duas grandes exposições colectivas que propõem uma revisão da arte espanhola dos anos 1960 e 1970, e serão apresentadas no Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, em Madrid, e no Centro Andaluz de Arte Contemporáneo, em Sevilha.Exposição patente até 24 de Junho.

Galeria Mário Sequeira |Rua da Galeria – Quinta da Igreja Parada de Tibães | Braga | Segunda a Sexta: das 10h ás 13h e das 15h ás 19h | Sábado: das 15h ás 19h | www.mariosequeira.com

Sem comentários:

Enviar um comentário