domingo, 24 de junho de 2012

Centro de Arte Contemporânea Graça Morais - Bragança

Até 30 de Setembro, decorre a exposição Tapeçarias de Portalegre e Arte Contemporânea. Agregando em rede os principais equipamentos culturais de Trás-os-Montes e Alto Douro, como o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, os museus do Douro, Lamego, Côa, Abade de Baçal e o Mosteiro de Salzedas, esta exposição resulta de uma iniciativa do Museu da Presidência da República e reúne centena meia de tapeçarias de Portalegre e cartões originais para tapeçaria, alguns inéditos, provenientes de várias coleções públicas e privadas. Apesar de cada um destes núcleos permitir uma leitura autónoma, a junção dos seis espaços dá conta da riqueza e da diversidade deste património produzido ao longo de décadas pela Manufatura de Tapeçarias de Portalegre, afirmação de uma especificidade cultural e testemunho da capacidade de inovar na tradição. O discurso expositivo, ao mesmo tempo que ilustra os mais de 60 anos de atividade da Manufatura de Portalegre, percorre os momentos mais significativos da história da arte contemporânea.
Graça Morais é, entre mais de duas centenas, uma das artistas a ver produzidas pelas tecedeiras de Portalegre um conjunto significativo de obras, reunidas pela primeira vez, juntamente com os cartões originais, nesta exposição. A mostra integra ainda um tear original, que atualmente apresenta o início da produção de uma tapeçaria de Graça Morais, a "Anunciação", desenhos técnicos e outros materiais associados à técnica da tecelagem.
Centro de Arte Contemporânea Graça Morais | Rua Abílio Beça, 105 | Bragança | Terça a Domingo das 10h - 12h30 e das 14h - 18h30 | centroartegracamorais.cm-braganca.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário