Até 31 de Dezembro está patente a exposição de pintura de Martinho Costa, O Diário de Robert Stern. Martinho Costa (Fátima, Portugal, 1977) apresenta uma exposição baseada na vida de um homem, Robert Stern (Quakertwon, Pensilvânia, E.U.A.), que fotografa sem pretensões artísticas a sua vida quotidiana. A partir da sua conta Flickr, temos acesso a um arquivo de mais de 36.000 das suas fotografias e vídeos, que podemos visualizar ou descarregar na resolução original. Robert Stern é um homem de meia-idade. Tem uma namorada que fotografa obsessivamente; um grupo de amigos mais ou menos fixo com quem interage regularmente; pratica sazonalmente o mesmo tipo de rituais: uma festa pelo Halloween, uma viagem na Primavera a casa de familiares; visitas aos familiares de Amber, a sua namorada. Faz muitas caminhadas pelos bosques, viaja muito de carro. Martinho Costa apresenta nesta exposição um pequeno documentário em pintura, desenho e animação sobre a vida banal e suburbana de uma pessoa anónima. São imagens de um quotidiano intrinsecamente marcado pela monotonia, que levantam questões que estão na ordem do dia: as redes sociais vieram potenciar uma diluição do espaço privado no espaço público, estabelecendo a fama como hipótese. Não se trata aqui de aludir à importância social e política que a world wide web rapidamente adquiriu e continua a crescer mas de convocar a vontade de fama e de emancipação que o acesso a estas redes de certo modo possibilita. Pinturas a óleo e uma animação-vídeo compõem este trabalho.
LEGENDA DA IMAGEM EXPOSIÇÃO: Martinho Costa, Amber no Quarto Azul, 2011 óleo smdf 22,7x35,7 cm, ©Todos os direitos reservados.
Galeria 111 | Rua D. Manuel II, 246 | Porto | Segunda a Sábado das 10h às 12h30 - 15h às 19h30 | www.111.pt
LEGENDA DA IMAGEM EXPOSIÇÃO: Martinho Costa, Amber no Quarto Azul, 2011 óleo smdf 22,7x35,7 cm, ©Todos os direitos reservados.
Sem comentários:
Enviar um comentário