terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Galeria de Exposições da Biblioteca de Santa Maria da Feira

Até 13 de Fevereiro de 2011 estáa decorrer a exposição Bravo, Lapa e Palolo, constituída por obras da Colecção da Fundação de Serralves. A exposição é comissariada por João Fernandes e pode ser visitada .

A exposição reúne obras dos três artistas que se encontram na colecção do Museu de Serralves, assim como em colecções institucionais e privadas que estão em depósito em Serralves. A mostra não pretende ser antológica da obra de cada um dos artistas mas permite, contudo, a formulação de um olhar particular sobre alguns dos momentos mais relevantes das suas obras, no confronto das diferenças que cada um deles sempre soube cultivar no exercício da amizade e da cumplicidade ética que aos três sempre reuniu.

Joaquim Bravo (1935-1990), Álvaro Lapa (1939-2006) e António Palolo (1946-2000) são três pintores portugueses nascidos em Évora que, coincidindo na amizade e na cumplicidade dos tempos e lugares que partilharam, jamais abdicaram da liberdade irredutível que se manifesta na individualidade de cada uma das suas obras, independentemente dos compromissos, solidariedades ou estratégias de grupo a que os três sempre souberam resistir no contexto de arte praticada em Portugal. Curiosamente, a aprendizagem da pintura e a reflexão estética não parte, em nenhum dos três, da frequência de uma Escola de Arte ou de um relacionamento determinado com o restante contexto artístico nacional. Em todos eles, a descoberta da arte depende muito mais de uma experiência da vida e das situações que ela propicia do que de uma integração num contexto escolar ou artístico. As suas obras estabelecem um diálogo individual e idiossincrático com as referências culturais com que cada um decide confrontar, numa selecção restrita e criteriosa dessas mesmas referências. Se em Bravo e Lapa, as suas obras partem muitas vezes de explícitas referências literárias, em Palolo será o intertexto visual que predomina nos padrões abstractos e geométricos que predominam no cromatismo da sua pintura.

Galeria de Exposições da Biblioteca de Santa Maria da Feira | Av. Belchior Cardoso da Costa | Santa Maria da Feira | Segunda-Feira das 12h às 19h | Terça a Sexta-Feira das 10h30 às 19.h | Sábado das10h às 17h | www.biblioteca.cm-feira.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário