quinta-feira, 28 de outubro de 2010

GALERIA MÁRIO SEQUEIRA - Braga

Até 29 de Janeiro está a decorrer a exposição individual de Julian Opie.
Considerado como o representante actual do retrato moderno, Julian Opie utiliza as mais recentes tecnologias aplicadas à pintura e, para além dos trabalhos realizados com computadores, incorpora, nas suas esculturas e instalações, vinis com luz interior, paineis de LED e ecrãs LCD.
Esta exposição reúne um conjunto de obras recentes e significativas; 20 pinturas, 6 esculturas de exterior, dois trabalhos de animação computorizada em LCD, 2 trabalhos de grandes dimensões realizados com LED, intervenções nas janelas e nas portas de vidro da galeria, bem como banners no espaço de exposição principal.
Todas as obras representam exclusivamente a figura humana. Assim, as personagens e as silhuetas com cabeça redonda, que deram reputação internacional a Julian Opie, são as protagonistas da exposição. Todas elas são inspiradas em modelos concretos, pessoas das relações do artista, que as costuma representar desenvolvendo uma actividade quotidiana e que as personifica a partir do esquematismo e do poder da linha. Estas premissas denotam uma forte carga pop, através das cores vivas, assim como a influência da ilustração e da publicidade.
Julian Opie não renega a existência de um vínculo com a arte pop, ainda que não no que diz respeito à relação da mesma com a cultura de massas. A arte pop é a manifestação plástica de uma cultura (popular) caracterizada pela tecnologia, do capitalismo, da moda e do consumismo, em que os objectos deixam de ser únicos para serem pensados como produtos de série. Apesar disso, a arte pop retira à obra de arte toda a filosofia anti-arte do Dadaísmo e encontrou uma via para construir novos objectos a partir de imagens tomadas da vida quotidiana, tal como Duchamp fez com os seus ready-made. Poder-se--ia, assim, estabelecer uma relação entre a quotidianidade das imagens de Opie e a tendência da arte pop para representar os aspectos de uma cultura popular e a sua relação com a publicidade e a ilustração.
Contrariamente ao que conhecemos do ideal de fidelidade dos cânones históricos, o artista introduz uma apreciável margem de divertimento, gosta de confundir a identidade das coisas e dos referentes e inverte as hierarquias, ou seja, questiona verdadeiramente os valores tradicionais, o que faz de Julian Opie um contemporâneo por excelência.
Galeria Mário Sequeira | Quinta da Igreja, Rua da Galeria | Parada de Tibães | Braga |www.mariosequeira.com

Sem comentários:

Enviar um comentário