quarta-feira, 17 de março de 2010

GALERIA SÃO MAMEDE - Lisboa



Duas exposições a decorrer: da escultora Mar Solis no espaço principal e do pintor Espiga Pinto no novo espaço.

Nos múltiplos rumos abertos pela escultura moderna a jovem e já consagrada artista espanhola Mar Solis (n. 1967) inventa o seu próprio arquétipo em sintonia com uma poética que Gaston Bachelard estudou em celebrados ensaios sobre a imaginação da matéria. O seu imaginário plástico centrado numa procura de formas orgânicas universais, traduz a vontade de abstracção de toda a escultura moderna inaugurada por Brancusi e ao mesmo tempo, no vitalismo mágico e transcendental dos seus ritmos e das suas “figuras” velozmente riscadas no espaço, o desejo de configurar as energias mais profundas de uma natureza mágica e cúmplice dos sonhos e secretas aspirações interiores do humano.

A exposição intitulada Do meu início insere-se nas comemorações dos 50 anos de exposições de Espiga Pinto e é composta por desenho e escultura, exclusivamente do período Alentejo de 1959 a 1966.

Quanto ao período Alentejano, evitando qualquer descaminho documentarista e distante das tentações do pitoresco e pela maneira como se estabelecem plasticamente, estas obras adquirem uma condição emblemática ficando este período do pintor como um dos momentos mais importantes da sua criação e do panorama plástico nacional da segunda metade do século XX.

Foi distinguido ao longo da sua carreira com diversos prémios e encontra-se representado em diversos museus nacionais, nomeadamente o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, o Museu Nacional de Arte Moderna da Fundação de Serralves, o Museu Nogueira da Silva em Braga, o Museu Amadeo de Sousa Cardoso em Amarante, o Museu de Chaves, Museu do Desporto, Museu da Água da EPAL, e Museu de Arte Contemporânea de Lisboa.

Exposições patentes até 27 de Abril.


Galeria São Mamede - R. da Escola Politécnica, 167 | Lisboa | Segunda a Sexta das 10h às 20h | Sábado das 11h às 19h |

www.saomamede.com

Sem comentários:

Enviar um comentário