sexta-feira, 12 de novembro de 2010

GALERIA FONSECA MACEDO - Ponta Delgada


A partir de 18 de Novembro até 31 de Dezembro estará a decorrer a exposição de fotografia Broken Strangers, de Tiago Silva Nunes.
Tiago Silva Nunes (Salisbury, 1977) apresenta na série Broken Strangers (Places) um conjunto de retratos e paisagens feitos em 2009, nas ruas de Londres e nos seus arredores. Ao mostrar representações da paisagem inglesa, o artista evoca, além da influência da pintura, a ideia de representação e construção (artificial) que estas paisagens encerram e que a fotografia como nova representação reforça. O autor junta aqui, lado a lado, retrato e paisagem (natural e urbana), montados em dípticos, e usa como referência o quadro Mr. and Mrs. Andrews, de Thomas Gainsborough, c. 1748, onde o pintor inglês retrata um casal inserindo-o na paisagem que os caracteriza, conjugando assim os dois géneros numa mesma composição.
A presente exposição convida-nos a imaginar que tipo de relação pode haver entre as imagens dos dípticos, e como num filme, intuímos uma sequência, corte ou elipse numa narrativa que será completada pelo espectador. Neste processo o tempo da fotografia dilata-se à imagem seguinte, contaminando-se mutuamente e criando uma nova leitura que é complementada com os títulos atribuídos pelo autor. (parte do texto de Filipa Valladares | Outubro, 2010)
Galeria Fonseca Macedo | Rua Dr. Guilherme Poças Falcão, 21 | Ponta Delgada | Segunda à Sábado das 14h às 19h | www.fonsecamacedo.com

Sem comentários:

Enviar um comentário