quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Museu Colecção Berardo - Arte Moderna e Contemporânea - Lisboa

A obra de Hélio Oiticica (1937 – 1980), que tem vindo a ser descoberta fora do Brasil, configura um dos momentos mais significativos do século XX. A exposição Hélio Oiticica - museu é o mundoconstitui a mais ampla retrospetiva do artista com 117 obras, sendo algumas delas apresentadas nos espaços exteriores do Museu Coleção Berardo. Hélio Oiticica desenvolveu desde 1955 um percurso notável. Partindo da abstração neoconcretista, procurou explorar novas vias para a pintura fora do quadro, criando dispositivos imersivos para o espetador, como os Penetráveis, ou os Parangolés, suscetíveis de serem vestidos. As suas instalações Tropicália e Éden deram às experiências concretistas uma viragem etnológica e política, a par da reclamação de uma outra relação com o tempo e o prazer. Muitos penetráveis, que abandonaram o museu, perseguindo novos caminhos para a pintura, integram a exposição, bem como a publicação dos seus escritos que permitem compreender como Hélio Oiticica projetou as principais problemáticas com que os ulteriores desenvolvimentos artísticos vieram a confrontar-se.
Esta exposição é uma iniciativa do Museu Coleção Berardo no âmbito do Ano do Brasil em Portugal. A sua realização foi possível graças ao empenho do Projecto Hélio Oiticica e do Governo Brasileiro, através da FUNARTE -Fundação Nacional da Artes, Ministério da Cultura, do Ministério das Relações Exteriores e da Embratur, com o apoio da Embaixada do Brasil em Portugal e do Itaú Cultural.
A exposição estará patente até 6 de Janeiro de 2013.
Museu Colecção Berardo - Arte Moderna e Contemporânea | Praça do Império | Lisboa | Domingo a Sexta das 10h às 19h (última entrada: 18h30) | Sábado das 10h às 22h (última entrada: 21h30) | www.museuberardo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário