Cerâmica, Têxteis, Manuscritos Iluminados e Vidros constroem uma unidade de grande coerência reveladora dos judiciosos critérios de coleccionador no que diz respeito aos çentros culturais de produção, aqui o Universo Islãmico, que, por raízes geográficas que não religiosas, lhe era especialmente caro, e à raridade das peças, muitas das quais em excepcional estado de conservação e sempre de elevada criação artística. Os vidros da dinástica Mameluca, dez peças oriundas ou da Síria ou do Egipto e com datação entre o início e o final do século XIV, constituem um notável subcapítulo do Núcleo Islãmico da Colecção. Os Mamelucos utilizaram o vidro para a construção de recipientes com forte componente sumptuária destinados ao culto religioso, as lâmpadas de mesquita com inscrições votivas e culturais, e para um requintado quotidiano doméstico, em peças que nos chegaram em tão pequeno número que, documentando aquela belíssima produção, são hoje objectos únicos, como o vaso com decoração de influencia chinesa ou as duas garrafas.quinta-feira, 27 de outubro de 2011
Museu Calouste Gulbenkian - Lisboa
Cerâmica, Têxteis, Manuscritos Iluminados e Vidros constroem uma unidade de grande coerência reveladora dos judiciosos critérios de coleccionador no que diz respeito aos çentros culturais de produção, aqui o Universo Islãmico, que, por raízes geográficas que não religiosas, lhe era especialmente caro, e à raridade das peças, muitas das quais em excepcional estado de conservação e sempre de elevada criação artística. Os vidros da dinástica Mameluca, dez peças oriundas ou da Síria ou do Egipto e com datação entre o início e o final do século XIV, constituem um notável subcapítulo do Núcleo Islãmico da Colecção. Os Mamelucos utilizaram o vidro para a construção de recipientes com forte componente sumptuária destinados ao culto religioso, as lâmpadas de mesquita com inscrições votivas e culturais, e para um requintado quotidiano doméstico, em peças que nos chegaram em tão pequeno número que, documentando aquela belíssima produção, são hoje objectos únicos, como o vaso com decoração de influencia chinesa ou as duas garrafas.
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